Publicidade

Revitalização da Orla do Guaíba

Orla do Guaíba após revitalização

O projeto de revitalização da orla do Guaíba já pode ser visto. Não nas ruas (ainda). Mas o arquiteto paranaense Jaime Lerner divulgou algumas imagens do projeto. Na representação é possível ver a existência de espaço para quiosques, deques, ciclovia e marina pública.

A área total é de 1,5 km de extensão. Onde terão arquibancadas formadas a partir do relevo natural do terreno, criando espaços de convivência. A Rua dos Andradas voltará a ser da praia, ficando próxima das águas do rio. Haverá iluminação no decorrer de toda a Orla do Guaíba. O objetivo é que a região possa ser utilizada durante 24 horas.

Detalhes farão a diferença. Para o chão, por exemplo, a proposta é de se usar concreto com bolas de gude. Assim, as bolinhas de vidro irão refletir os raios solares, desde o nascer até o pôr do sol. A vegetação será adaptada ao nível da rua, para não haver interferência visual.

As novidades não param por aí. O antigo trajeto do aeromóvel também será revitalizado e possivelmente ativado. O bonde histórico, que circulará pelo Centro, terá uma estação e uma garagem. Tudo pensando na criação de um parque, por isso a priorização de ambientes abertos.

A prefeitura de Porto Alegre deve abrir licitação para a escolha da empresa que irá realizar as obras, até o final deste semestre. O prazo de entrega da orla revitalizada, ainda não foi definido. Agora só nos resta aguardar e conferir se os resultados serão realmente os esperados.

Orla do Guaíba em Porto Alegre

Publicidade